You are currently viewing Como o uso de mochilas escolares podem ocasionar problemas na coluna?

Como o uso de mochilas escolares podem ocasionar problemas na coluna?

A infância e adolescência são fases essenciais para o desenvolvimento do nosso corpo e organismo, implicando também no pico da evolução óssea, pensando que é nesse período da vida em que acontece o incremento gradual do tecido ósseo, com predomínio da formação em relação à absorção, ou seja, existem diversos fatores que podem influenciar nesse processo como os fatores genéticos, hormonais, nutricionais e hábitos físicos. 

A mochila faz parte do cotidiano dos jovens, desta forma quando utilizada da forma incorreta, ela fomenta impactos diários a saúde da coluna. 

Pode-se considerar a mochila um risco a saúde quando a sua carga excede 10% do peso corporal da pessoa que a carrega, além disso as mochilas de alças quando usadas em somente um dos ombros ou de forma que cause inclinação corporal devido ao excesso de peso, são capazes de ocasionar deformidades graves. 

Agravamento e desenvolvimento de doenças

Além de provocar dor, o uso inadequado pode acarretar desvios na coluna levando a doenças como a escoliose, inflamação da cartilagem de crescimento, tensão e danos nos nervos do pescoço e ombros, traumas causados por alterações ósseas, musculares ou neurológicas e, hábitos posturais inadequados.

Como evitar problemas posturais pelo uso da mochila 

O mais importante está em não sobrecarregar a criança ou jovem com peso desnecessário, priorizar levar a menor quantidade de materiais possível, focando naquilo que será realmente utilizado durante o decorrer do dia.

O modelo de mochilas mais indicado são as de rodinha com o puxador no alcance das mãos para preservar a postura reta, e em casos de modelos de alça é importante que o peso seja distribuído pelo tronco de forma uniforme, fazendo o uso de ambas as alças.  

Deixe um comentário