You are currently viewing O que é Artroplastia Lombar?

O que é Artroplastia Lombar?

A artroplastia lombar é um procedimento conhecido pela troca do disco lombar ou a plástica da articulação lombar, ela é destinada a realizar a substituição do disco desgastado que não executa mais a sua função no organismo, implicando em dores limitantes que dificultam o cotidiano do paciente. A cirurgia pode ser feita em dois segmentos da coluna, na área superior conhecida como artroplastia cervical, ou na parte inferior chamada de artroplastia lombar. 

Por que o procedimento é necessário?

É importante entender a composição da nossa coluna para compreender o procedimento, ela é composta por ossos empilhados que conhecemos como vértebras. Os discos entre as vértebras possuem o papel de amortecedores, permitindo que as vértebras se movimentem sem causar danos aos ossos. 

A substituição do disco lombar é necessária quando ocorre degeneração ou desgaste do mesmo, impactos esses que podem ser decorrentes da idade ou relacionados a má postura e má execução da prática esportiva, por exemplo. A prótese de disco lombar funciona como tratamento e controle da dor que o disco “doente” causa, substituindo por uma prótese móvel. 

Vantagens da Artroplastia

Ela é uma cirurgia moderna com baixos riscos de complicações que previne o desgaste da coluna sem comprometer a movimentação, evita o agravamento da doença e o procedimento preserva a anatomia natural da coluna. Além dos benefícios, essa abordagem permite uma rápida recuperação e mais qualidade de vida durante e após a cirurgia. 

Deixe um comentário