A dor crônica na lombar é um problema comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Embora possa ser causada por uma série de fatores, a dor crônica na região lombar é geralmente resultado de uma combinação deles. Esta condição pode ser debilitante e interferir significativamente na qualidade de vida de uma pessoa. No texto de hoje, vamos entender mais sobre este assunto! Veja!
O que é a dor crônica na lombar?
A dor crônica na lombar é definida como dor que dura por mais de três meses. Esta dor pode ser constante ou intermitente, e pode variar em intensidade. Algumas pessoas relatam dor moderada a grave, enquanto outras sentem apenas uma dor leve e constante. Independentemente da intensidade, a dor crônica na região lombar pode afetar significativamente a capacidade de uma pessoa de realizar tarefas cotidianas, como levantar peso, se sentar ou se deitar. Veja alguns dos sintomas mais comuns da dor crônica na lombar:
- Dor contínua: A dor na região lombar pode ser constante ou ocorrer em intervalos. Pode ser uma dor aguda ou uma dor surda.
- Rigidez: A região lombar pode ficar rígida devido à inflamação e ao alongamento dos músculos.
- Dificuldade para se mover: A dor pode afetar a mobilidade da pessoa, tornando difícil se inclinar, levantar objetos pesados ou fazer exercícios físicos.
- Fraqueza muscular: A dor crônica pode causar fraqueza muscular na região lombar e nas pernas, o que pode afetar a capacidade de caminhar ou fazer outras atividades cotidianas.
- Formigamento ou dormência: A dor crônica na região lombar pode causar formigamento ou dormência nas pernas ou nos pés, o que pode afetar a sensação e a coordenação motora.
Quais as causas?
Algumas causas podem ser listadas, porém, é sempre válido dizer que apenas o seu médico é capaz de dizer o que está gerando a sua dor crônica na lombar. Veja abaixo as causas mais comuns:
- Lesões na coluna vertebral: Lesões como hérnia de disco, deslocamento de vértebras, estenose espinhal e espondilolistese podem ser algumas das causas.
- Doenças ósseas: Doenças ósseas como osteoporose, artrite e espondilite anquilosante podem causar dor na região lombar.
- Lesões musculares: Lesões musculares, como distensões e contraturas também são muito comuns para gerar dores nessa região.
- Problemas de saúde geral: Doenças como diabetes, artrite reumatoide e fibromialgia devem ser investigadas para o devido tratamento ou para que se descarte como uma das causas.
- Estilo de vida: Fatores de estilo de vida, como sedentarismo, má postura e sobrepeso, também podem contribuir para a dor crônica na região lombar.
- Estresse: O estresse prolongado pode levar a tensão muscular e dor na região lombar.
- Lesões esportivas: Atividades físicas intensas, como levantamento de peso, corrida ou esportes de impacto também estão entre as causas mais comuns.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Compartilhe!